O lado positivo do TDAH

 

No tdah não estão presentes somente questões difíceis. Existem características muito positivas como: criatividade, energia e espontaneidade.

  • Energia: Algumas pessoas com TDAH parecem ter grandes cargas de energia, que podem canalizar em direção ao sucesso independentemente de área.
  • Criatividade e inventividade: viver com o TDAH pode dar às pessoas uma perspectiva de mundo completamente diferente. Isso encoraja os indivíduos a observarem situações com um olhar mais reflexivo. Como resultado, é possível que eles se transformem em inventores excepcionais, utilizando suas capacidades artísticas, originais e criativas.
  • Espontaneidade: às pessoas com tdah podem trazer ainda mais alegria e novas ideias para a vida dos amigos e familiares.

Veja alguns exemplos de pessoas bem sucedidas com o diagnóstico de Tdah:

Bill Gates (uma das pessoas mais ricas do mundo)

Emma Watson (atriz que interpretou Hermione na série ‘Harry Potter’)

Ashton Kutcher (ator que protagonizou filmes como ‘O Efeito Borboleta’ e ‘Jobs’) 

Adam Levine (é vocalista e guitarrista da banda Maroon 5)

Paris Hilton (celebridade que desfila, atua, canta e produziu e estrelou um reality show sobre a sua vida)

Michael Phelps (nadador que acumulou 14 medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim e Atenas)

Sylvester Stallone (ator que interpretou Rambo)

“Magic” Johnson (jogador considerado o maior armador da NBA)

Jim Carrey ( ator, humorista)

Walt Disney ( criador do império Disney)

Pablo Picasso (pintor genial)

Salvador Dalí (pintor)

Steve Jobs ( fundador da Apple)

Will Smith (além de ator, rapper, produtor cinematográfico, produtor musical e produtor de televisão)

Usain Bolt (homem mais rápido do mundo que conquistou número gigantesco de medalhas olímpicas)

Muitos empresários bem-sucedidos são frequentemente relatados como tendo TDAH, é o que um estudo mostrou:  que os sintomas importantes do TDAH tiveram um impacto decisivo na decisão das pessoas de entrar em negócios. Hiperfoco, Impulsividade e alto nível de atividade foram alguns exemplos encontrados.

Outro estudo, que foi publicado pela revista “Brain”, e realizado pelo professor de psiquiatria Marco Catani, da universidade britânica apontou que o gênio italiano Leonardo Da Vinci pode ter tido o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Fontes históricas descrevem Da Vinci como um homem sempre em movimento e que dormia muito pouco. Ele era capaz de trabalhar dia e noite ininterruptamente com apenas breves cochilos. Relatos de biógrafos também indicam que o italiano mudou muito de emprego.

Deixo as palavras do professor CatanI para oportuna reflexão sobre o TDAH:

“Cinco séculos após sua morte, espero que o caso de Leonardo demonstre como o TDAH não está ligado a um QI baixo ou a uma falta de criatividade. Ele está ligado à dificuldade de capitalizar o talento natural. Espero que o legado de Leonardo nos ajude a mudar o estigma em torno do TDAH”, disse Catani.

Fonte de pesquisa:

http://focustdah.com.br/2019/05/06/por-que-pessoas-com-tdah-podem-ser-bem-sucedidas-nos-negocios/

https://www.google.com/amp/s/epocanegocios.globo.com/amp/Mundo/noticia/2019/05/estudo-aponta-que-da-vinci-tinha-deficit-de-atencao.html

Publicado por Ana Fernandes

Sou Psicóloga, com experiência prática com mais de 20 anos em psicoterapia, atendendo os mais diferentes tipos de pessoas e encarando os mais variados problemas.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora